top of page

Baláio da Oxum e a Marcha pela Vida e Liberdade Religiosa

  • Mário Kássio
  • 2 de dez. de 2016
  • 3 min de leitura

Olá povo pagão (e não pagão), como estão? Hoje eu vim fazer um convite a todos para a 1ª edição do Baláio da Oxum e a Marcha pela Vida e Liberdade Religiosa que acontecerá dia 08 de Dezembro às 16:30 com a concentração próximo ao Anfiteatro da Ponta Negra. E para trazer mais informações para vocês o Kevin Tomé , assessor de imprensa do Instituto Ganga Zumba (que está a frente do evento, assim como o Conselho de Religiões de Matrizes Africana do Amazonas e o Personalidades Negras - Festival de Cultura Negra ), direcionou algumas perguntas que achei interessante para trazer pra vocês. Abaixo dá pra conferir as respostas cedidas pela Yalorixá Flor de Navê:

DOP-Manaus: O que é o “Balaio de Oxum”? Qual o objetivo do evento?

Yalorixá Flor de Navê: Oxum (Senhora das águas doces rainha da prosperidade) gosta de receber o balaio que é uma cesta de vime contendo tudo que uma mulher vaidosa gosta de usar: flores, rosas perfumes, sabonetes, pó-de-arroz, jóias com pérolas e conchas, pulseiras, colares, anéis, brincos, e pentes em madeira. Também pode-se colocar uma boneca de pano, doces e balas. Gosta de peixes de água doce, o camarão frutas etc.

Objetivo - O Balaio da Oxum e a Caminhada é o um dos maiores pontos para o diálogo inter-religioso. O objetivo do evento é promover as ações sociais contra todas as formas de violência, intolerâncias e racismos. De mãos dadas, vamos lutar em prol da liberdade religiosa. A intolerância, assim como o racismo, é um fenômeno social construído com o objetivo de cercear os direitos do outro. Compreendemos que a base para uma convivência sadia em nossa sociedade.

Promover o bem de todos, sem qualquer forma de discriminação, significa assegurar a inviolabilidade do direito à igualdade. Igualdade no exercício da liberdade de consciência e de crença, exercício dos cultos religiosos e proteção aos locais de culto e a suas liturgias. Igualdade que não é conciliável com a privação de direitos por motivo de crença religiosa. Esta é a finalidade do Baláio da Oxum pedir a paz e o amor entre as religiões contra a Intolerância Religiosa: promover a cultura do respeito, tolerância e do diálogo entre iguais no direito a professar a sua fé e crença religiosa, notadamente quando negros e adeptos de religiões de matrizes africanas são alvo dos maiores preconceitos e discriminações.

DOP-Manaus: Haverá uma oferenda central ou cada participante irá criar a sua?

Yalorixá Flor de Navê: As oferendas com flores e os balaios serão diversos, vários terreiro levarão suas oferendas, aquelas pessoas que também quiserem levar algum presente para Oxum pode levar pois colocaremos nos balaios de ofertas mas tudo terá que ser biodegradável. Qualquer pessoa poderá oferecer presentes e flores para Oxum.

DOP-Manaus: A Marcha pela Vida e Liberdade Religiosa é aberta ao público simpatizante e de outras religiões ou ele fica restrito aos adeptos de religiões de Matrizes Africana?

Yalorixá Flor de Navê: Vestidos de branco, católicos, muçulmanos, budistas evangélicas e espíritas , ateus seguidores de religiões como matrizes africanas e umbanda, capoeiristas, Hip hop, quilombolas toda sociedade civil e órgãos públicos entre outros, marcharem para denunciar as agressões motivadas pela intolerância religiosa.

Será um grande alegria contar com a presença de todos vocês para a realização deste ato de resistência e continuaremos lutando contra todas as formas de intolerância religiosa em nosso país.

Seguimos caminhando para a paz

DOP-Manaus: Os interessados precisam levar algo para participar do evento e da marcha?

Yalorixá Flor de Navê: Não, precisam apenas ir e participar da atividade! E que as pessoas possam ir de roupas brancas.

Agradeço ao Kevin e à Yalorixá Flor de Navê pela entrevista. Podem ir tranquilos porque segurança é o que não vai faltar. O evento conta com o apoio da RENAFRO - AM, Unegro - AM, FOPAAM, REATA - Rede Amazônica de Tradições de Matriz Africana., DCE UEA, UEA- Escola Normal Superior/ENS, Ègbé Omo Òrìsá, OabAm Brasil, Sejusc Amazonas, Manaustrans Trânsito, Corpo de Bombeiros do Amazonas, Polícia Militar do Amazonas, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, e os Ilês que fazem parte do Conselho de Religiões de Matrizes Africana do Amazonas. Nos dia dia 08 na Ponta Negra, com o lacinho roxo no peito apoiando o movimento. Confirme presença no evento e fique atualizado: 1ª edição do Baláio da Oxum e a Marcha pela Vida e Liberdade Religiosa.


Komentáře


Publicações
Publicações Recentes
Arquivo
Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Feed
bottom of page